segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Explorando Novos Mundos #08: Día de Los Muertos


Olá leitores, após passado as festividades de Halloween, todo mundo feliz, se fantasiando e curtindo com os amigos, ou fazendo maratona de filmes de terror na madrugada, agora estamos em mais um feriado relacionado aos mortos, chegamos ao Dia de Finados, que em boa parte do mundo é uma data mais solene, sendo usada para prestar homenagens a pessoas que já nós abandonaram, sendo uma data mais seria, não tendo festas, mas nem todos pensam assim, me digam, quantas vezes vocês já não viram aquelas caveiras coloridas, que as pessoas usam muito no Halloween? Pois aquilo é mais relacionado ao dia de Finados do que o Dia das Bruxas, sendo criada no México, que vê essa data com olhos diferentes, mas vamos lá aprender uma nova forma de se ver essa data.

Festa dos Mortos

La Catrina

O famoso Día de Los Muertos, como e conhecida mundialmente, teve origem no México, sendo relatadas antes da chegada dos espanhóis, há relatos de que povos como astecas, maias, totonacas e outros povos da região da America Central que tambem praticavam essa celebração. Mesmo sendo conhecida como Dia dos Mortos, a festividade começa no dia 31 de outubro e vai ate o dia 2 de novembro, o que coincide com outras celebrações dessa época, como o Dia de Todos os Santos, o Samhain entre outros. O festival recebeu o nome de Dia dos Mortos por ser comemorado no nono mês do calendário asteca, as festividades eram presididas pela deusa Mictecacíhuatl, também conhecida como a Dama da Morte (em espanhol: Dama de la Muerte), que atualmente é relacionada à La Catrina, personagem de José Guadalupe Posada - esposa de Mictlantecuhtli, senhor do reino dos mortos, as festividades eram dedicadas as crianças e parentes falecidos, que hoje já considerada um Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Essa é considerada uma das festas mexicanas mais animadas, pois segundo as tradições da festa, os mortos voltam ao nosso plano nesse dia para comemorar com seus parentes e entes queridos. Então eles decidem fazer uma grande festa para os visitantes com muita comida, música e doces favoritos do morto em questão. Um dos doces favoritos da data são as caveiras de açúcar. Além de toda a comida é bebida, as pessoas enfeitam suas casas com flores e faixas coloridas velas e incenso. E as pessoas se vestem tambem com roupas decorativas, pintadas com esqueletos, fazem máscaras de caveira ou se fantasiam de morte.

Os Mortos pelo Mundo


Sendo essa uma data tão conhecida, é natural que ela acabe se espalhando para outros cantos do mundo, pela proximidade dos países, os Estados Unidos possui alguns lugares onde existe essa celebração, lugares como o Texas e o Arizona. Outra celebração que também ocorre nos Estados Unidos e a Procissão de Todas as Almas, que acontece anualmente no Tucson desde 1990, essa celebração veio do Dia dos Mortos em conjunto com outras celebrações pagãs. Durante a procissão, pessoas mascaradas carregam sinais em honra aos mortos e uma caixa, em que se pode colocar uma oração para alguém, que depois sera queimada.

Túmulos Decorados
E ao longos do país existe outros tipos de celebração, sendo muito comum os altares, em honra aos entes queridos, e tambem a personalidades famosas. A celebração conseguiu alcançar ate mesmo o distante continente europeu, por exemplo, em Praga, na Republica Tcheca, onde é feita uma festa no Dia dos Mortos, com máscaras, velas e caveiras de açúcar. Outros países, cuja a herança católica e mais forte, as pessoas vão até os cemitérios decorar os túmulos de entes queridos. Na Ásia esse não é um feriado tão comum, o único que é possivelmente parecido com o Dia dos Mortos é o Araw ng mga Patay ( Dia dos Mortos), sendo esse tendo mais uma atmosfera de reunião familiar, as pessoas limpar e pintam os túmulos de entes queridos, e são decoradas com velas e flores.

Bom gente é isso, o dia de hoje já é querido por muitos so pelo fato de ser um feriado, mas as vezes e bom saber o significado dele, para alguns é um dia de prestar homenagem ao mortos, alguns de forma mais solene, outros mais festivos, festejando a vinda do espirito do ente querido. Se você possui
alguém assim, preste as homenagens devidas a pessoa, se ela foi importante para a sua vida, é e lógico, aproveite o feriado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário