Olá leitores, hoje vou falar sobre um tema que com o passar do tempo eu vejo se tornar cada vez mais forte, o lugar dos consoles portáteis nos dias de hoje. Antigamente era demais você ter um PSP, Game Boy ou Nintendo DS (para alguns é legal ate hoje), mas com o passar dos anos, a ascensão dos smartphones começou lentamente a roubar o lugar deles, já que todo mundo tinha um, para que iria gastar mais dinheiro comprando um portátil e jogos para ele, a resposta lógica seria pelos jogos exclusivos, afinal você não encontra na Playstore ou na Appstore jogos como Pokémon, Mário ou mesmo Zelda, os carros-chefes da Nintendo. Mas após algum tempo esse problema foi contornado com sites de ROM's, que oferecem jogos para download de diversas plataformas, que podem ser colocados em um smartphone com o emulador correto que irão rodar quase perfeitamente.
E com todo esse cenário que temos ao nosso redor, vem a questão: ainda fale a pena comprar um portátil nos dias de hoje? Para os fãs de algumas franquias, principalmente os de pokemon, essa resposta seria sim, com certeza, mas para os outros acredito que nem tanto, afinal, apenas a Nintendo ainda consegue se manter firme nessa área e continua lançando jogos novos para esse tipo, com seu ultimo console, o Nintendo 3DS e não é o que vemos das outras empresas desse ramo, a Microsoft não possui nada nessa linha, focando apenas no XONE, e nem mesmo a Sony parece ligar mais para seu console, o PS Vita, isso ficou bem claro pela declaração de Shuhei Yoshida, presidente da SCE Worldwide Studios, que foi questionado a respeito do sucessor do do PS Vita, e deu a seguinte resposta:
"Esta é uma pergunta difícil. As pessoas tem smartphones e é tão fácil jogar neles. E muitos jogos nos smartphones são gratuitos, ou gratuitos para começar a jogar," ele afirma.
"Eu mesmo sou um grande fã do PS Vita e nós trabalhamos duramente em cada aspecto de seu design. Jogos baseados em sistema de toque são divertidos - existem muitos jogos bons com designs bons. Mas tem botões e analógicos fazem as coisas ficarem completamente diferente."
"Eu espero, como muitos de vocês, que está cultura de jogos portáteis continue mas o clima não está ideal agora, por causa do enorme domínio de jogos mobile."
Juntando essa declaração com tudo o que vemos nos dias de hoje, com todas as atenções voltadas para a nova geração, é difícil ver um futuro bom para a indústria de portáteis, já que até mesmo a Nintendo anunciou que está indo também para a área de mobiles, com o seu já anunciado Pokemon Go, que está previsto para ser lançado ano que vem, causando uma enorme alegria no mundo inteiro. Com isso, somado a enorme biblioteca de jogos que a Apple e a Android já possuem, apenas reforçam essa ideia de que os smartphones estão vindo e tomando o lugar que antes era dos portáteis.
Bom gente é isso, o mercado está sempre em constante mudança, anos atrás os consoles portáteis eram incríveis, principalmente os da Nintendo, e impossível encontrar alguém que nunca tenha jogado um pokemon nos dias de hoje, seja pelo portátil ou quem sabe por um emulador (como acaba sendo a maioria dos casos atualmente). Mesmo que hoje os smartphones estão no topo, isso não significa que será essa situação para sempre, ainda mais se tratando da Nintendo, que lidera com muita força esse campo. Mas por enquanto, resta apenas esperar que alguma empresa olhe para essa área tão querida pelos fãs de games.
Nenhum comentário:
Postar um comentário